Agrupamento

AVISO – Matrículas – 2021/2022

Calendário de matrículas para o ano escolar de 2021-2022:

1 - Sem prejuízo do disposto no número seguinte, para o ano letivo 2021-2022, o período normal de matrícula e de renovação é fixado:

a) Entre o dia 15 de abril e o dia 14 de maio de 2021, para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;

b) Entre o dia 10 de julho e o dia 16 de julho, para os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, do ensino básico;

c) Entre o dia 18 de junho e o dia 30 de junho, para os 8.º e 9.º anos, do ensino básico, e para o ensino secundário.

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

• Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano
• Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos
• Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:

− A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
− A alteração de encarregado de educação;
− A mudança de curso ou de percurso formativo;
− A escolha de disciplinas.

Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações:

• Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos; e
• Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, em caso de não transição.

As renovações automáticas são igualmente aplicáveis a transições no Pré-Escolar.

> Está disponível um PowerPoint com Informações para os Encarregados de Educação:

Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Informam-se os Encarregados de Educação de todos os alunos das escolas do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, do pré-escolar e 1º CEB, que os seguintes impressos / registos (em anexo) que vigorarão no ano letivo 2021/2022:

• Impresso/Registo “Declaração de interesse na utilização dos serviços de Apoio à Família (alimentação em refeitório escolar e/ou serviço de complemento de horário)” (RASE 01.02)
     RASE 01.02 (clicar para aceder ao documento em formato pdf)
  • Impresso/Registo “Boletim de candidatura a apoios socioeconómicos na Educação Pré-escolar” (RASE 02.02)
     RASE 02.02 (clicar para aceder ao documento em formato pdf)
  • Impresso/Registo “Boletim de candidatura a apoios socioeconómicos (Ação Social Escolar) no 1º Ciclo do Ensino Básico” (RASE 04.02)
     RASE 04.02 (clicar para aceder ao documento em formato pdf)

Para aceder ao Portal das Matrículas clicar no seguinte endereço:

Kits de computadores e conetividade Escola Digital – Devolução no final do ano letivo (calendarização e esclarecimentos)

Calendarização e informação sobre a devolução dos kits de computadores e conetividade Escola Digital cedidos aos alunos a título gratuito, com a obrigação de restituição:

2.º ciclo - 5.º e 6.º anos - Que no presente ano letivo frequentam a EBI Esteval
- Só devolvem se forem mudar de Agrupamento no próximo ano letivo
  Os alunos de 6.º ano que mudem para a ESPJS no próximo ano letivo não devolvem e os EE serão contactados em setembro para atualizar os autos

3.º ciclo - 7.º e 8º anos - Que no presente ano letivo frequentam a EBI Esteval
- Só devolvem se forem mudar de Agrupamento no próximo ano letivo
  Os alunos que mudem para a ESPJS no próximo ano letivo não devolvem e os EE serão contactados em setembro para atualizar os autos

3.º ciclo - 7.º e 8º anos - Que no presente ano letivo frequentam a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra

3.º ciclo - 9.º ano
- Devolvem todos os alunos
  Exceção: Não devolvem os alunos que não concluírem o 9.º ano (só devolvem se forem mudar de Agrupamento no próximo ano letivo)
- Devolução na escola sede, sala de alunos, dia 1 de julho (5.ª feira), das 9h30 às 12h00

Secundário - 10.º e 11.º anos
- Só devolvem se forem mudar de Agrupamento no próximo ano letivo
  Devolução na escola sede, sala de alunos, dia 20 de julho (3.ª feira), das 14h30 às 17h00

Secundário - 12.º ano
- Devolvem todos os alunos
  Exceção: Não devolvem os alunos que não concluírem o 12.º ano (só devolvem se forem mudar de Agrupamento no próximo ano letivo)
  Devolução na escola sede, sala de alunos, dia 20 de julho (3.ª feira), das 14h30 às 17h00

Deve ser devolvido todo o equipamento, acessórios e caixas entregues, em devidas condições.

Os dados e ficheiros pessoais devem ser eliminados.

O EQUIPAMENTO DEVE SER DEVOLVIDO PELO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO, QUE TERÁ DE ASSINAR O RESPETIVO COMPROVATIVO DA DEVOLUÇÃO.

Dia Eco-Escolas

O dia 2 de junho de 2021, foi um dia muito importante para a nossa comunidade escolar pois que na sequência do trabalho desenvolvido e da apresentação da candidatura, celebramos o nosso galardão com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2020.

O hastear desta bandeira verde significa simultaneamente um prémio e um reconhecimento que certifica a existência, na nossa escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade. Porém significa também a responsabilidade por zelar pela continuidade deste galardão.

Com o objetivo de dar continuidade ao programa Eco-Escolas, temos a expetativa de continuar a desenvolver ações capazes de mobilizar toda a comunidade educativa para que todos possamos fazer da nossa escola uma ECO-ESCOLA ainda melhor!

Neste dia fomos muito honrados com a presença do nosso Exm.º Presidente da Câmara Municipal do Montijo Eng.º Nuno Canta e Exmº. Presidente da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro Sr.º Fernando Caria que hastearam respetivamente as bandeiras dos órgãos autárquicos que representam. A bandeira eco escolas foi hasteada pela nossa Exmª. Diretora de Agrupamento Dr.ª Paula Póvoas e Coordenadora da EBI Esteval Drª. Lília Maia.

As atividades prosseguiram com a apresentação musical do eco código pelas turmas do 2.º ano e 5.º C, plantação de árvores pelo pré-escolar, mostra de projetos realizados no âmbito do programa Eco-Escolas e entrega dos prémios PeddyApp pelo Sr. Vereador da Energia e Dr.ª Susana Camacho da S. Energia.

Pode consultar a totalidade da imagens da atividade na Galeria Virtual | AEPJS:

Assinar este feed RSS