Projetos

Eco-escolas – Depósitos para a ação Purify

Os depósitos para a ação Purify já chegaram à Escola Integrada do Esteval, contamos com a sua participação!

"Sabiam que por minuto são vendidas cerca de 1 MILHÃO de garrafas e 91% das vezes este plástico não é reciclado?

Metade do plástico é utilizado 1 vez e tem um consumo médio de apenas DOZE MINUTOS. Todos os anos 6 MIL MILHÕES de garrafas PET são deitadas ao lixo e daqui a 30 anos haverá nos Oceanos, em peso, MAIS PLÁSTICO QUE PEIXES.

Queremos mudar hábitos e juntos podemos fazer toda a diferença. O movimento #PURIFY em colaboração com o artista XICO GAIVOTA e o OCEANÁRIO DE LISBOA vão construir uma enorme obra de arte colaborativa com as 500.000 garrafas que vamos recolher com a vossa ajuda! Ao participarem nesta ação já estão a fazer parte do movimento #PURIFY promovido pela ECO Água Filtrada.
Aqui podem encontrar o detalhe de como gostaríamos de receber as garrafas embora esta informação esteja representada no depósito de recolha que vai ser colocado na vossa escola.

Aqui vão os 5 simples passos para que as garrafas possam ser espalmadas corretamente. Reforçamos que o que precisamos são garrafas descartáveis de água, em plástico. 

1) Retirar o rótulo à garrafa
2) Retirar a tampa
3) Esmagar a garrafa sem a tampa
4) Com a garrafa já espalmada voltar a colocar a tampa
5) Colocar a garrafa espalmada com a tampa no depósito



Saiba mais sobre a ECO grande impulsionadora desta ação e sobre o movimento #PURIFY em www.purify.eco

Para qualquer questão adicional, entre em contacto connosco." 

Ler mais ...

Eco-escolas – Descrição do Programa

"O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

O Programa desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir.

O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio da Comissão Nacional(*), Eco-Escolas e dos municípios onde se localiza a escola.

(*) Fazem parte da Comissão Nacional as seguintes instituições: APA, DGE, DGEstE (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo , Algarve), DROTA Madeira; DRA Açores, ADENE, ICNBF, EMEPC."

Ler mais ...

Atelier d´Artes

Este espaço, é sobretudo, um local para satisfazer aos interesses e motivações dos alunos, relativo às artes visuais. Assim, o «Atelier d’Artes», embora integre uma vertente de complemento curricular das aulas de Educação Visual para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), está aberto a toda a comunidade escolar e assume um carácter facultativo e a natureza eminentemente lúdica e cultural, visando a utilização criativa e formativa dos tempos livres dos alunos.

Locais
Escola Secundária Poeta Joaquim Serra e Escola Básica Integrada do Esteval

Objectivos e intenções educativas gerais
Pretende-se que os alunos, a par de compreenderem o funcionamento da linguagem plástica, possam iniciar um fazer/ ser apoiado no pensamento artístico; saibam, entretanto, que esse espaço criativo cabe na memória histórica onde se interligam trajectos da cultura e do património e de respeito para com os problemas ecológicos.

Para saber mais sobre este projecto, p.f. faça download do documento:

ATELIER DE ARTES

 

Ler mais ...

Bibliotecas Escolares

As Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra são espaços vocacionados para a leitura, a pesquisa e a valorização dos saberes. As nossas Bibliotecas integram o Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação e Ciência.

Principais Objectivos das Bibliotecas

  • Desenvolver o gosto pela leitura.
  • Auxiliar os alunos na aprendizagem e no desenvolvimento de competências de literacia da informação, visando a selecção, utilização e produção da informação escrita, digital e multimédia.
  • Disponibilizar espaços e condições adequados à realização de actividades de estudo.
  • Dotar a escola de um fundo documental diversificado, actualizado e adequado às necessidades da comunidade educativa.

Zonas funcionais

As Bibliotecas estão organizadas nas seguintes zonas funcionais:
- Recepção/Atendimento;
- Leitura e estudo individual;
- Leitura informal;
- Leitura e trabalhos em grupo;
- Internet;
- Sala de reserva e de coordenação.

 

foto 1 foto 2

Ler mais ...

Jornal Escolar "O Poeta"

Enquadramento

O Projecto Jornal Escolar «O Poeta» foi concebido e iniciado no ano lectivo 2006/ 2007. Assume um carácter de transversalidade, na medida em que é seu propósito veicular a informação de e para a comunidade escolar, estando aberta a todos os seus intervenientes, directos e indirectos. Trata-se de um projecto que assenta na vertente informativa/ formativa e que se orienta por uma postura crítica, mas construtiva.

Objectivos

Esta publicação pretende ser porta-voz dos interesses, aspirações e preocupações dos alunos, pais, professores, funcionários e encarregados de educação, enquanto agentes de uma realidade cultural que é a escola. Assume-se, desta forma, como veículo de aproximação dos diferentes elementos da comunidade educativa, estimulando a partilha e o espírito colaborativo entre os seus diferentes constituintes.

Pretende, também, estimular a leitura e a escrita, bem como o interesse pela prática do jornalismo, enquanto forma de comunicação de massas e de divulgação da cultura e do saber.

Conteúdos

O jornal não tem propósitos elitistas, estando receptivo à publicação de qualquer tipologia textual, em prosa ou em verso e sobre qualquer assunto, que se revele pertinente e de interesse para a comunidade. Desta forma, disponibilizaremos espaço para a poesia, para os géneros jornalísticos, como o texto de opinião, a crónica, a reportagem ou a entrevista, bem como para o texto de carácter narrativo ou para o texto científico.

Website

http://www.espjs.edu.pt/opoeta/

 

Colabore connosco!

Envie o seu artigo para o nosso email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra
Alameda Dr. José Manuel Afonso dos Santos
2870-802 Montijo
Portugal
Tel.: 212 326 670
Fax: 212 322 362

172418 (cod.escola)