Leitura Pública Internacional da Ilíada na Poeta Destaque

No dia 26 de março, a nossa Escola participou na Leitura Pública Internacional da Ilíada. A iniciativa partiu de uma associação de Classicistas de Lyon e estendeu-se por toda a Europa. O objetivo foi celebrar a epopeia imortal de Homero que narra a Guerra de Troia e conquistar novos leitores com a mesma arte que Ulisses e os seus homens conquistaram a cidade inexpugnável.

O convite honroso que nos foi dirigido solicitava que um grupo de alunos da nossa escola lesse em público um dos cantos do poema épico. De norte a sul, vinte e quatro escolas portuguesas leram os vinte e quatro cantos da Ilíada. Escolhemos o XXII, em que Aquiles enfrenta o príncipe Heitor em duelo e o mata.

A Biblioteca da Escola e o professor José Navarro acolheram a atividade, que teve o apoio dos professores Mário Santos e Paula Gregório do Departamento de Línguas. E, assim, livro na mão e olhar aguçado, os alunos da turma 7.º E leram heroicamente e deliciaram-se, verso a verso, estrofe a estrofe, com o texto de Homero. Da raiva de Aquiles ao embate do bronze das espadas, dos ferimentos de Heitor à súplica final do Príncipe de Troia, a Íris, as Ineses, o João, o Alexandre, a Ivy, a Beatriz e a Yara avançaram nas palavras da tradução magistral de Frederico Lourenço, enquanto os colegas os escutavam em silêncio, atentos, maravilhados.