Documentos Orientadores / Referenciais Internos

Regulamento Interno de Agrupamento

Face à recente constituição da unidade educativa, que se caracteriza pela ampla diversidade cultural, social e educativa, bem como por uma elevada dispersão geográfica entre os estabelecimentos de educação e ensino que a integram, torna-se imprescindível a emergência de uma organização estrutural que fomente a articulação entre os diferentes agentes educativos e as diferentes estruturas organizacionais, de forma a promover a motivação pessoal e o espírito de inter-ajuda entre a comunidade escolar, onde a comunicação em rede deverá ser privilegiada entre as várias estruturas e representações organizacionais.

Nesta perspetiva, no sentido de legitimar a autonomia do Agrupamento, impõe-se a necessidade da construção dos diversos instrumentos que enquadram os seus princípios orientadores e as suas políticas educativas, nomeadamente o Projeto Educativo e o Regulamento Interno, os quais devem, naturalmente, articular-se e complementar-se.

O Regulamento Interno, afirma-se, assim, como um instrumento de autonomia que pretende contribuir para a realização do Projeto Educativo, assumindo-se como um documento regulador da vida interna do agrupamento, em que todos os elementos da comunidade educativa concorrem responsavelmente para um funcionamento harmonioso no exercício das suas funções, direitos e deveres. Neste contexto, o presente documento pretende assumir um carácter regulador, de modo a que a liberdade de cada um respeite a liberdade dos outros.

Para consultar o documento completo clique nos links:

pdf Regulamento Interno AEPJS (718 KB)  (pdf)

Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra
Alameda Dr. José Manuel Afonso dos Santos