IV Dia da Orientação Vocacional do AEPJS – 23 de janeiro Destaque

Realizou-se hoje, 23 de janeiro, a IV edição do Dia da Orientação Vocacional do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra de Montijo (AEPJS).

No período da manhã decorreu, na Biblioteca Escolar do Agrupamento, a Sessão de Esclarecimento: Ingresso na Carreira Militar – Ensino Superior e Não Superior. Participaram no esclarecimento aos alunos/formandos, militares da Força Aérea Portuguesa – Academia da Força Aérea, Marinha Portuguesa – Escola Naval, Academia Militar – Guarda Nacional Republicana e Exército Português.

Ainda da parte da manhã, os alunos puderam assistira a um Workshop: Multimédia. O que se faz?, dinamizada pelo Diretor de Curso, professor Rui Martins.

Durante a tarde, os alunos/formandos do 12.º ano assistiram à Palestra: Acesso ao Ensino Superior, cuja dinamização foi da responsabilidade do Inspiring Future e os alunos/formandos do 11.º ano ao Workshop: Amigos, Amigos,…Decisões à Parte!, dinamizado pela mesma entidade.

Em paralelo, esteve a decorrer a IV Feira da Orientação Vocacional, que contou com 59 entidades – Escolas/Institutos/Associações/Organizações/Universidades.

O planeamento e organização do Dia da Orientação Vocacional estiveram a cargo do Centro Qualifica do AEPJS, que contou com a colaboração do Inspiring Future e com as Coordenadoras dos Diretores de Turma dos ensinos básico, secundário e profissional. Mas, para que este evento tivesse o sucesso que os presentes testemunharam, tivemos a preciosa ajuda dos alunos dos cursos: Profissional de Técnico de Vitrinismo, que de entre diversas atividades executadas, ainda presentearam todas as entidades colaborantes, com um marcador de livros, por eles construído; Profissional de Técnico de Animação de Turismo que nos ajudaram a receber, orientar e encaminhar, assim como a tratar de alguma situação logística relativamente às entidades participantes; Profissional de Técnico de Multimédia que fizeram o registo fotográfico e vídeo de todas as atividades deste dia e, ainda, foram resolvendo alguma situação logística imprevista.

Fica o nosso agradecimento e felicitação a estes jovens, cujo empenho e desempenho foram exemplares, assim como, aos docentes que estiveram presentes a orientá-los e a relembrá-los da formação ministrada.