Centro Qualifica Poeta Joaquim – Entrega de Diplomas RVCC 2017

O Centro Qualifica(CQ) do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra de Montijo dinamizou, no dia 5 de janeiro de 2018, a cerimónia de entrega de diplomas aos formandos adultos, certificados no processo RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências escolares, durante o ano de 2017.

Este evento visou felicitar todos aqueles que, “agarrando esta oportunidade”, investiram na sua formação com vista a lhe serem reconhecidos os seus conhecimentos e as suas competências.

Este foi um momento em que a diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, a coordenadora do CQ, a equipa técnica-pedagógica que acompanhou estes adultos no processo, os seus familiares, amigos participaram e partilharam da alegria e do orgulho que estes formandos sentiram por terem conseguido concretizar este desafio a que se propuseram.

Os elementos da equipa técnico pedagógica, a coordenação do CQ e a Direção do Agrupamento proferiram algumas palavras de felicitação e de incentivo aos formandos, no sentido de estes darem continuidade ao seu processo de qualificação formativa, assim como frisaram a importância da qualificação para o desenvolvimento, quer pessoal, quer profissional do individuo. Alguns dos formandos tiveram a gentiliza de prestaram o seu testemunho, mostrando-se agradados pela forma como decorreu o seu percurso formativo nesta instituição. Também, alguns, testemunharam a evolução que já decorreu nas suas vidas após terem concluído esta etapa formativa, nomeadamente, a continuação da sua formação que já decorre na universidade e noutros casos a alteração da sua situação de desemprego, para a de emprego.

É muito gratificante para esta equipa contribuir para a concretização de um sonho que, por força de algumas vicissitudes da vida, havia sido adiado por estes adultos.

Todos nós, elementos da equipa deste CQ, nos sentimos dignificados por participar neste processo que realça o valor do tempo no enriquecimento das vidas humanas.

Foi através do relato da sua história de vida que cada um destes adultos pôde revelar as suas vivências e os seus saberes, tendo a oportunidade de mostrar o valor das suas experiências, que faz com que cada vida seja única e irrepetível.

Estamos certos de que este processo constituiu um marco na vida destes formandos e, pelos testemunhos dos mesmos, contribuiu para aumentar a sua autoestima, expandir os seus horizontes e valorizarem a sua formação.

Estão de parabéns todos estes adultos que, com dedicação e empenhamento, conseguiram ultrapassar os obstáculos e dificuldades que enfrentaram, concretizando este projeto nas suas vidas.

Esta cerimónia terminou com um aprazível brinde-convívio, que decorreu num ambiente muito agradável, e que constituiu um momento de confraternização entre os elementos da direção e coordenação, a equipa técnica-pedagógica, os formandos, respetivos familiares e amigos, que puderam, assim, participar deste evento tão importante nas vidas de quem conseguiu, com sucesso, terminar este projeto formativo.