Referenciais Internos

Projeto Educativo de Agrupamento

O presente Projeto Educativo de Agrupamento proposto à comunidade assume uma estratégia de mudança que resulta do diagnóstico, e da vontade em introduzir uma nova configuração de autonomia, assente numa cultura de responsabilidade partilhada.

Esta nova configuração assumida pelos órgãos de gestão coloca no fator humano a possibilidade de se efetuar um desenvolvimento organizacional assente na partilha de responsabilidades. As dinâmicas de ação, a levar a cabo pelas equipas de trabalho e grupos de projeto, deverão assentar em redes de comunicação movidas pela preocupação da qualidade de ensino, e real cooperação no diagnóstico, planificação, implementação e avaliação/reflexão.

A partilha de responsabilidade na resolução de problemas e tomada de decisão assente em círculos de qualidade pressupõe a criação de espaços de negociação, e concertação sobre objetivos e metas educacionais, que acredito poder dar lugar a um verdadeiro envolvimento dos intervenientes.

Professores, pessoal não docente, alunos, pais e encarregados de educação, representantes da autarquia e comunidade local, e diferentes parceiros estratégicos, constituem-se como atores organizacionais, em diferentes modalidades de participação, mas todos eles providos de uma importância fundamental para que a missão deste Agrupamento se concretize.

Para saber mais consulte os link: