×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 139

Agrupamento

Atividade na ANA Aeroportos Lisboa

Esta quinta feira, dia 23 de junho, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra participaram numa atividade desenvolvida pela ANA Aeroportos Lisboa.

As docentes responsáveis, Clara Santos e Ilda Soares, promoveram esta colaboração com a ANA Aeroportos tendo como um dos objetivos ajudar estes jovens a alargar os seus horizontes relativamente às opções de integração no mundo laboral. Também dotar estes alunos de conhecimentos, no espaço empresarial, diretamente relacionados com os conteúdos ministrados no curso e colaborar no seu desenvolvimento pessoal foi objetivo destas docentes.

 

 

 

Ler mais ...

Concurso Pangea no nosso Agrupamento

Grupo Disciplinar de Matemática promove Concurso Pangea, no nosso Agrupamento

O Concurso de Matemática Pangea é organizado pela “Egitim Plataformu – Associação de Educação Académica”, que é uma associação sem fins lucrativos. Com o lema "Matemática para Todos", o projeto Pangea deseja contribuir para uma outra abordagem da Matemática, combinando experiências únicas que vão desde o jardim de infância até à universidade. Este é um concurso realizado a nível nacional, sendo seccionado em duas zonas, norte e sul.

No nosso agrupamento, participaram na 1ª fase do concurso Pangea, zona sul, 42 jovens, alunos dos 7º, 8º, 9º, e 10º anos, que se realizou no dia 2 de março na escola Secundária Poeta Joaquim Serra.

À 2ª fase do concurso passam apenas os 100 melhores alunos de cada ano letivo, tendo neste caso sido selecionados 14 dos nossos alunos, que realizaram a prova no dia 16 de abril na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.

Ler mais ...

II Exposição “ A Nossa Futurália"

Nas Bibliotecas da Escola Básica Integrada do Esteval e da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra encontram-se, ao dispor da Comunidade Escolar, as exposições "A Nossa Futurália II".

Estas exposições, sobre alguma oferta formativa, de nível secundário e de nível superior, para o próximo ano letivo, têm vários folhetos informativos que os seus visitantes podem recolher.

Esta divulgação formativa está disponível a partir de dia 5 de abril de 2016.

Ler mais ...

I Feira de Orientação Vocacional 2016

No dia 14 de março, Dia da Orientação Vocacional do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra de Montijo, realizou-se, na escola sede, a I Feira de Orientação Vocacional, organizada pelo CQEP deste Agrupamento. Este Centro, prosseguindo o lema “Projetar o futuro”, e ciente da importância da informação, do saber escolher e de uma análise cuidada das ofertas educativas e formativas disponíveis, decidiu organizar esta atividade e espera que a mesma tenha sido uma mais-valia para a construção do projeto de vida dos que nela participaram.

Estiveram presentes várias entidades civis e militares, entre as quais escolas superiores, universidades e institutos. Decorreram, em simultâneo, várias exposições, palestras e workshops, orientados sobretudo para os alunos do ensino secundário. A participação, no entanto, foi mais vasta, pois a grande maioria dos alunos desta escola e de outras do Agrupamento e do concelho envolveu-se ativamente na recolha de informação, junto das entidades presentes.

Face às contínuas e rápidas mudanças que caracterizam a realidade atual, e que afetam concretamente o mercado de trabalho, revela-se de particular importância a orientação vocacional e profissional dos jovens. Quando estes, na transição para a vida adulta, são chamados a refletir sobre as possibilidades do mercado de trabalho e a optar por uma profissão, são confrontados com muita desinformação, sentindo-se perdidos e pouco seguros.

A nossa expetativa e o objetivo fundamental da nossa atividade foi, precisamente, contribuir para orientar os nossos jovens na escolha do seu caminho profissional, tornando a sua transição para a vida adulta e o assumir de novos papéis um processo mais fácil e menos complexo, de modo a realizarem escolhas adequadas, rumo ao desenvolvimento das suas capacidades e autorrealização.

Ler mais ...

Feira de Orientação Vocacional do Agrupamento

Convida-se a comunidade escolar a visitar A Feira de Orientação Vocacional do Agrupamento.

No próximo dia 14 de março, no período da manhã (9:30 – 13:30 h), o Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra vai realizar uma Feira de Orientação Vocacional, que irá decorrer no recinto da Escola Secundária com 3º ciclo Poeta Joaquim Serra.

Neste evento vão estar presentes várias entidades de ensino superior e também empregadoras. O objetivo é mostrar aos visitantes, jovens e adultos, várias opções formativas, assim como perspetivas de ingresso no mercado de trabalho, tendo sempre o foco na importância da educação e formação para o desenvolvimento e sucesso pessoal. Cqep Poeta Joaquim Serra's photo.

Ler mais ...

Assinatura de protocolo no Instituto Politécnico de Setúbal

No dia 19 de maio de 2015 a diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Maria Helena Lourenço, assinou um protocolo com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) passando o Agrupamento a pertencer à Rede de Escolas Profissionais e Secundárias da Península de Setúbal e Litoral Alentejano.

No âmbito da recente criação dos novos cursos lecionados pelo Ensino Superior Politécnico, os Cursos de Técnico Superior Profissional (Cursos TeSP), o IPS, tomou a iniciativa de contactar as diversas instituições de ensino que lecionam cursos profissionais, com o objetivo de criar uma rede de ensino profissional para a região, de modo a construir um percurso formativo desde o nível 4 (cursos profissionais) até ao nível 6 (licenciaturas).

Os Cursos TeSP, são um novo tipo de formação superior de curta duração, que não confere grau. São ministrados nos institutos politécnicos e vêm gradualmente substituir, nestes institutos, os Cursos de Especialização Tecnológica, que passarão a ser ministrados em instituições de ensino não superior. Têm uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

A criação destes cursos, que têm a duração de 4 semestres, visa introduzir, no ensino superior, uma oferta educativa de natureza profissional, de nível 5, do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. É obrigatória a interação com as empresas e associações empresariais da região. O envolvimento das empresas, no auxílio da definição dos planos de estudos e na componente de formação em contexto de trabalho, mostra a forte inserção regional.

Podem candidatar-se aos TeSP:

  • Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
  • Os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Para mais informações podem os interessados dirigir-se ao Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Agrupamento.

Legenda da foto: O Diretor da Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Maria Helena Lourenço, na cerimónia de assinatura do protocolo de Redes de Escolas Profissionais e Secundárias da Península de Setúbal e Litoral Alentejano.

Ler mais ...

Visita à ATEC: Feira das Profissões

Os alunos do 11º ano do curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos(TGPSI) da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra participaram na Feira das Profissões, que se realizou no dia 6 deste mês, na Academia de Formação – ATEC, que é participada pelas empresas Volkswagen, Siemens, Bosch e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Este grupo de jovens, à medida que, na feira, iam decorrendo as visitas guiadas pelos formandos desta academia, foram contactando com os recursos materiais disponíveis, assim como tomando conhecimento do trabalho que se desenvolve durante e após concluído cada um dos cursos. Os discentes de TGPSI mostraram-se interessados em compreender e conhecer o mundo profissional, ao contactar com algumas profissões técnicas com elevada procura no mercado de trabalho. Observaram diversas simulações de profissões, o que lhes deu uma ideia sobre o que se desenvolve em cada um dos cursos e os ajudou a clarificar uma escolha, de forma mais consciente, para um futuro profissional.

O maior interesse destes alunos centrou-se nos cursos de especialização tecnológica(CET). Estão, aproximadamente, a um ano de terminar o ensino secundário e um CET dá-lhes uma especialização numa área, uma vez que tem por objetivo aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, permitindo também, caso venha a ser do seu interesse, o prosseguimento de estudos num curso superior.

Estes e outros jovens alunos quer da escola, quer de outro estabelecimento de ensino, assim como qualquer adulto, para esclarecimento de dúvidas sobre o prosseguimento da sua formação escolar ou profissional, podem dirigir-se ao Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra. O CQEP está na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra e informa, orienta e encaminha, para uma instituição de formação, qualquer cidadão que o procure.

Artigo e Fotos - 11.º E2 – 06-02-2015

Ler mais ...

I Encontro Nacional da Rede de CQEP

No dia 11 de dezembro de 2013 foi feito, sob a organização da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), o lançamento dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP). Nesta mesma data, no ano de 2014, dois elementos da equipa do CQEP Poeta Joaquim Serra, participaram no I Encontro Nacional da Rede de CQEP, que se realizou na Exponor. O encontro teve como tema “Dinâmicas de Qualificação e Articulação entre stakeholders: perspetivas e desafios”, sendo o objetivo principal fazer o balanço das práticas desenvolvidas até à presente data e perspetivar o futuro destes Centros.

Os elementos participantes no encontro foram, alegremente, recebidos, por membros da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE), que trabalham no CQEP de Valongo, ao som de uma melodia, cujo refrão referia o papel dos Centros e que foi adotado como o “hino dos CQEP”.

Durante o dia passaram pelo auditório várias entidades, que partilharam a sua experiência. No 1.º painel, moderado pelo vogal do Conselho Diretivo da ANQEP, Francisco Marques, foram ouvidos: Paulo Nunes Almeida, representante da Associação Empresarial de Portugal-Câmara de Comércio e Indústria, que exaltou a sua intervenção no âmbito da atuação relativa à formação; Jorge Mesquita, diretor do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP), cuja apresentação foi, também, ao encontro da importância da formação. Para terminar as intervenções deste painel, assistimos à intervenção do Vereador da Educação, Conhecimento e Empreendorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, subordinada ao tema: “A identificação de necessidades de qualificação nos diferentes territórios”, tendo como exemplo a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave.

O Diretor do Conselho Diretivo da ANQEP encerrou as intervenções do período da manhã, comunicando com a audiência sobre o papel dos CQEP enquanto promotores do envolvimento dos stakeholders nas dinâmicas de qualificação. O Diretor procedeu, também, ao balanço sobre o primeiro ano de trabalho dos CQEP e recordou alguns estudos elaborados, quer a nível nacional, quer internacional, os quais sustentam algumas das decisões tomadas.


Durante o período da tarde, assistiu-se à intervenção do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) Norte, César Ferreira, que se centrou na formação em contexto empresarial e na resposta das entidades formadoras às necessidades identificadas pelas empresas; da Coordenadora do CQEP do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), que se focou na referência à adoção de modelos de garantia da qualidade nas práticas dos CQEP, exemplificando o caso do seu centro e a experiência ao longo de vários anos.

No encontro foi, ainda, apresentado o "Guia de Referência para a Qualidade nos CQEP". Maria João Alves, da ANQEP, salientou a importância do documento, nomeadamente os seus princípios orientadores e as atividades correspondentes às diferentes etapas de intervenção, no contexto de atuação dos Centros.
Por último, os trabalhos foram concluídos, após um registo dos principais constrangimentos, identificados pelos CQEP, num só texto, apresentado pelo Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Gonçalo Xufre, a ser apresentado às entidades competentes, para que possam ser colmatadas as dificuldades encontradas no terreno pelos vários Centros.

Ler mais ...

III Jantar/Encontro do AEPJS

III Jantar/Encontro de ex alunos, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra de Montijo

No passado sábado, dia 21 de Junho, realizou-se o III Encontro entre Ex Alunos, Professores e Funcionários do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra de Montijo.

Este encontro, que se realiza de dois em dois anos na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra (escola sede de agrupamento), tem a pretensão de juntar, num evento informal, várias gerações que por esta instituição foram passando (professores, funcionários e alunos).
Mais uma vez se verificou a alegria com que professores, funcionários e ex alunos, velhos amigos, se reencontraram e reviveram antigas histórias e novas, que ficaram para contar, num colmatar saudades que mostram que a nossa Escola, mais do que constituir um local de transmissão de conhecimentos, é uma casa onde se forma pessoas, constroem amizades, cumplicidades e laços que ficam para a vida.

Com uma decoração muito acolhedora, o local tornou-se ideal para o convívio entre todos. O regresso ao refeitório e o encontro entre os presentes fizeram com que, por instantes, se revivessem memórias e os ex alunos sentissem que esta continuava a ser a sua escola, a sua casa.

Já ia alta a noite, 1,30 h da manhã, quando saíram os últimos convivas da escola com a perspectiva de voltarem daqui a dois anos para partilhar e recordar mais acontecimentos dos tempos de estudante. E se há coisas para recordar!…

 

Ler mais ...

Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra
Alameda Dr. José Manuel Afonso dos Santos
2870-802 Montijo
Portugal
Tel.: 212 326 670
Fax: 212 322 362

172418 (cod.escola)