Agrupamento

Rui Martins

“Encontro de Leituras” - maio 2016

Realizou-se, no dia 31 de maio, na biblioteca da escola sede do agrupamento, mais um “Encontro de Leituras” entre alunos do 1.º Ano, da EB1 do Afonsoeiro, e alunos do 3.º Ciclo e do Secundário.

Este “Encontro” teve uma agradável surpresa, porque contou com a colaboração dos alunos das professoras Isabel Bóia e Cristina Novaes, que apresentaram uma leitura expressiva, com arranjo musical, do livro O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

Os alunos do 1. º Ano, por sua vez, brindaram todos os colegas leitores com uma excelente leitura de grupo, afirmando, desta forma, a desejável aquisição das competências leitoras, que os fará viajar no mundo dos livros e das leituras.

Neste final de Ano Letivo, as bibliotecas do agrupamento querem deixar registado um agradecimento público a todos(as) os(as) colegas professores(as), que se associaram aos Concursos de Leitura, aos “Encontros de Leituras”, e a outras iniciativas de promoção do livro e da leitura, permitindo, com a sua preciosa colaboração, que a semente da leitura contagiasse ainda mais leitores.

A todos, umas boas férias com boas leituras!

Os Coordenadores das Bibliotecas Escolares.

Ler mais ...

Concursos de Leitura 2015/2016

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS

No dia 19 de maio de 2016, decorreu, no auditório da EBI do Esteval, a Cerimónia de entrega de certificados aos alunos que se destacaram nos concursos de leitura 2015/2016, promovidos pelas bibliotecas escolares do agrupamento.

Este evento materializa o esforço que o agrupamento tem vindo a fazer, no sentido de formar mais e melhores leitores, na perspetiva de melhorar os resultados escolares, por entendermos que a literacia da leitura é um domínio fulcral na aprendizagem dos nossos alunos.

A cerimónia contou com as presenças da Exma. Sr.a Vereadora Clara Silva, que enalteceu o evento, valorizando o peso das competências leitoras no percurso de formação dos mais jovens, e da Dr.a Margarida Costa, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

De salientar que, este ano letivo, a Câmara Municipal, consciente das dificuldades que as famílias têm em comprar mais livros, ofereceu, às bibliotecas escolares, um número significativo de obras, para os concursos (Concurso de leitura 1.º e 2.º Ciclos e Concurso Nacional de Leitura).

Para além da entrega dos certificados aos melhores leitores do Ano Letivo de 2015/2016, foram entregues prémios e certificados às alunas da Prof.a Elsa Belo, que conquistaram um 1.º Lugar e uma Menção Honrosa no concurso “Comunicar em Segurança”, promovido pela Fundação PT, que se fez representar pela Dr.ª Ana Catarina Graça. Este 1.º Lugar, conquistado pelas nossas alunas, Íris Reis e Rita Almeida, foi premiado, pela Fundação PT, com um cheque no valor de 1.500,00 euros.

 

Ler mais ...

Encontro com a autora Patrícia Ribeiro

No passado dia 18 de maio de 2016, realizou-se, na biblioteca escolar da escola sede do agrupamento, um encontro literário com a escritora Patrícia Ribeiro. Natural de Évora, Patrícia Ribeiro estudou Estudos Artísticos, Publicidade, Marketing e Cinema. Trabalhou na escrita de argumentos, romances, poesia e contos. Em 2014, dedicou-se exclusivamente à escrita, cuja obra Os Homens Nunca Saberão Nada Disto será o primeiro resultado.

As duas sessões programadas decorreram num ambiente de grande interesse por parte de professores e alunos, que ficaram a conhecer o processo de escrita desta obra, algumas das suas personagens e, acima de tudo, a sua riqueza artística, uma vez que a autora recorreu, também, à ilustração e à música, para transportar e envolver o leitor no ambiente narrativo.

Ler mais ...

Encontros de Leitura "Páscoa 2016"

No âmbito da 10.ª edição da Semana da Leitura, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, e à semelhança dos anos anteriores, as bibliotecas escolares aproveitaram esta efeméride, para promover mais um “Encontro de Leituras”, entre os vários níveis de ensino deste agrupamento.

Aqui ficam registadas algumas memórias fotográficas destes convívios, motivados pelo prazer de ler e de ouvir histórias.

Ler mais ...

A Leitura como promoção da aprendizagem

CONCURSO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO 1.º E 2.º CICLOS

A LEITURA COMO PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pelo livro e de formar leitores autónomos, numa ação concertada com os docentes do 1.º e do 2.º Ciclos, as Bibliotecas do Agrupamento organizam, neste ano letivo 2015/2016, a 3.ª edição do “Concurso de Leitura – 1.º e 2.º Ciclos - do AEPJS”.

De salientar que as BE/CRE têm, nestes últimos anos, desenvolvido esforços para que os nossos alunos melhorem as suas capacidades leitoras, promovendo a leitura em vários suportes, o livro, os recursos e serviços das Bibliotecas do Agrupamento, e, também, a participação no Concurso Nacional de Leitura, desde a sua primeira edição. No ano letivo anterior, os coordenadores das bibliotecas organizaram, em colaboração com os coordenadores disciplinares do 1.º ciclo e de português do 2.º ciclo, a 2.ª edição do concurso de leitura, aberto aos alunos do 3.º e 4.º anos e aos alunos do 5.º e 6.º ano.

Porque consideramos que o objetivo de melhorar as competências leitoras poderá ter mais sucesso se a nossa ação de promoção do livro e da leitura começar nos primeiros ciclos de ensino e, também, porque “O caminho faz-se caminhando”, como diria o nosso poeta, Fernando Pessoa, os coordenadores das Bibliotecas Escolares do Agrupamento lançam a 3.ª edição do “Concurso de Leitura – 1.º e 2.º Ciclos – do AEPJS”, cujas condições de participação se encontram esplanadas no Regulamento.

A prova interna de agrupamento terá lugar no dia 10 de março, para os alunos do primeiro e segundo ciclos.

Para realizar a prova de aferição da leitura, já se inscreveram 202 alunos do 1.º ciclo e 64 do 2.º ciclo.

Este ano, pela primeira vez, decorrerá uma segunda fase, a nível concelhio, organizada pela Câmara Municipal de Montijo, na qual o nosso Agrupamento será representado pelos três primeiros classificados do 1.º e 2.º Ciclos.

Para mais informação, consulte o nosso Regulamento.

Ler mais ...

Concurso Nacional de Leitura - 2015/2016

Regulamento da 1.ª Fase

As bibliotecas escolares do agrupamento informam que estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura 2015/2016, até ao dia 30 de novembro de 2015. Para mais informações, consulta o nosso Regulamento.

Ler mais ...

Inauguração da Biblioteca Escolar da EB1/JI Rosa dos Ventos

No dia 26 de outubro de 2015, Dia Internacional da Biblioteca Escolar, foi inaugurada a biblioteca Escolar da EB1/JI Rosa dos Ventos.

Este evento contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Montijo, Eng.º Nuno Canta, da Assessoria Técnica da DGEsTE, Dr.ª Maria João Ferreira, das Coordenadoras da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Margarida Chaves e Dr.ª Margarida Costa, do Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesias Montijo/Afonsoeiro e do Exmo. Sr. Diretor da Escola Profissional de Montijo, Prof. João Martins.

A cerimónia teve início com o descerramento de uma placa, que assinalará, para memória futura, o dia da inauguração deste importante centro de recursos educativos.

Do programa de inauguração constou um momento de leitura expressiva, realizado pelos alunos que se destacaram nos concursos de leitura, do ano transato, uma atividade lúdica de um grupo de crianças do pré-escolar deste estabelecimento de ensino e dois momentos musicais, a cargo do CRAM e da Escola de Artes Sinfonia & Eventos.

A direção deste agrupamento aproveita para reiterar os agradecimentos à Câmara Municipal de Montijo e à Rede de Bibliotecas Escolares, que tornaram possível a concretização deste projeto.

Ler mais ...

Bibliotecas Escolares

As Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra são espaços vocacionados para a leitura, a pesquisa e a valorização dos saberes. As nossas Bibliotecas integram o Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação e Ciência.

Principais Objectivos das Bibliotecas

  • Desenvolver o gosto pela leitura.
  • Auxiliar os alunos na aprendizagem e no desenvolvimento de competências de literacia da informação, visando a selecção, utilização e produção da informação escrita, digital e multimédia.
  • Disponibilizar espaços e condições adequados à realização de actividades de estudo.
  • Dotar a escola de um fundo documental diversificado, actualizado e adequado às necessidades da comunidade educativa.

Zonas funcionais

As Bibliotecas estão organizadas nas seguintes zonas funcionais:
- Recepção/Atendimento;
- Leitura e estudo individual;
- Leitura informal;
- Leitura e trabalhos em grupo;
- Internet;
- Sala de reserva e de coordenação.

 

foto 1 foto 2

Ler mais ...

Sessão sobre o 25 de abril - Bibliotecas EBIE

No passado dia 20 de abril, decorreu na biblioteca da EBI do Esteval, uma palestra sobre o 25 de abril, dinamizada pelas docentes de história e geografia de Portugal, Ana Paula Clara, dirigida a três turmas de 6º ano (6ºC; 6ºH e 6ºI) com a presença do comandante Ribeiro Bellem e do sargento David, que de uma forma informal conversaram com os alunos sobre as suas experiências da guerra colonial e da revolução do 25 de abril.

Ler mais ...

Comemoração do 40.º aniversário do “25 de Abril de 1974”

Realizou-se, no dia 23 de abril, no auditório da EBI do Esteval, um Colóquio sobre o 25 de Abril de 1974, promovido pela Assembleia Municipal de Montijo. Esta feliz iniciativa resultou numa verdadeira lição de democracia, para os alunos desta escola, na qual se realçaram as conquistas de Abril.

Eis algumas fotos do colóquio:

Ler mais ...

Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra
Alameda Dr. José Manuel Afonso dos Santos
2870-802 Montijo
Portugal
Tel.: 212 326 670
Fax: 212 322 362

172418 (cod.escola)