Agrupamento

Visita à Feira das Profissões – ATEC

Um grupo de alunos de 10.º, 11.º e 12.º anos, do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, visitou a Feira das Profissões, que decorreu nas instalações da Academia de Formação – ATEC no dia 10 de março de 2017.

O principal objetivo desta visita foi dar a conhecer, aos jovens presentes, oportunidades de qualificação e de carreira profissional, cuja procura no mercado de trabalho é elevada.

Os alunos puderam visualizar as tarefas inerentes a algumas profissões técnicas, tomaram conhecimento dos recursos disponíveis nesta instituição de ensino e assistiram a apresentações, sobre as áreas de formação lecionados pela Academia e respetivas saídas profissionais.

As apresentações foram conduzidas pelos formandos dos Cursos de Aprendizagem, que dão equivalência ao 12º ano (nível 4) e também pelos formandos que frequentam os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), nível 5, que são frequentados por alunos que já terminaram o ensino secundário, mas que pretendem aprofundar os seus conhecimentos numa determinada área.

Palestra Vida e Obra de Rafael Bordalo Pinheiro

O grupo disciplinar de Artes Visuais promoveu o contacto dos alunos de 9.º ano com a obra de Rafael Bordalo Pinheiro.

Na impossibilidade da deslocação ao museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, devido à capacidade de recepção diária por parte do mesmo, ser inferior ao número de alunos interessados, dinamizou-se uma palestra na biblioteca da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, sobre a vida e obra do artista, contando com a pronta disponibilidade da Dr.ª Ana Paula Correia, representante do Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro, em deslocar-se à nossa escola para o efeito.

A Dr.ª Ana Paula Correia dissertou sobre o tema recorrendo à projeção de imagens representativas da obra do artista e da época em que este viveu, permitindo aos alunos presentes tomarem contacto com a riqueza da sua obra.

Apraz registar a fluidez e riqueza do discurso da palestrante, fruto do seu profundo conhecimento da obra de Bordalo Pinheiro, o que agradou de sobremaneira aos presentes.

Em simultâneo esteve patente uma exposição de trabalhos de alunos, realizados nas aulas de Educação Visual.

Espera-se agora que, graças a este evento, os alunos produzam mais trabalhos inspirados na obra deste artista e que a história se repita, ou seja, que a sua genialidade marque a vida dos alunos conforme marcou a do país de forma indelével.

Vítor Santos

Cartaz de promoção
(design: Rui Martins)

Palestra com a Dr.ª Ana Paula Correia
(fotografias: alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia)

Exposição de trabalhos de alunos
(fotografias: alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia)

Dia da Orientação Vocacional - 2017

Celebrou-se no dia 3 de março, na escola sede do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra (AEPJS), o Dia da Orientação Vocacional. A organização coube ao Centro Qualifica a funcionar naquele agrupamento, e teve a preciosa colaboração das Coordenadoras dos Diretores de Turma, Professoras Nazaré Costa, Ana Maricato e Clara Santos, do Professor de Artes Visuais Rui Martins e também dos alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia e de Turismo.

Este Dia foi celebrado com 2 Workshops, um dirigido ao 11.º ano, intitulado, “A melhor decisão é a tua” e o outro dirigido aos alunos que em breve vão integrar o mercado de trabalho, “Como sobreviver de salto alto e gravata?”. Houve ainda uma palestra para os alunos do 12.º ano, “Acesso ao Ensino Superior”, e uma Sessão de Esclarecimento sobre o Ingresso na Carreira Militar – Ensino Superior e Não Superior.

Paralelamente, decorreu durante o período da manhã a II Feira de Orientação Vocacional do AEPJS. Estiveram presentes 25 entidades, públicas e privadas, tais como universidades, institutos, academias de formação, forças de segurança, organizações de voluntariado, entre outras.

O objetivo foi mostrar aos visitantes, jovens e adultos, várias opções formativas e de qualificação, assim como perspetivas de ingresso no mercado de trabalho, tendo sempre o foco na importância da educação e da formação para o desenvolvimento e para o sucesso pessoal.

A Coordenadora do Centro Qualifica do AEPJS,

Zita Domingues

Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário - NOVIDADE

Guia Geral de Exames 2017

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Norma 1 /JNE/2017

Instruções para a Inscrição - Provas e Exames do Ensino Secundário e do Ensino Básico

Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário

Dia dos Afetos

No dia 14 de fevereiro comemorou-se o "Dia dos Afetos" no Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.

Pode encontrar mais informações desta atividade no Facebook do Gabinete de Inclusão e Cidadania (clicar na imagem).

Assinar este feed RSS