Agrupamento

Palestra Vida e Obra de Rafael Bordalo Pinheiro Destaque

O grupo disciplinar de Artes Visuais promoveu o contacto dos alunos de 9.º ano com a obra de Rafael Bordalo Pinheiro.

Na impossibilidade da deslocação ao museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, devido à capacidade de recepção diária por parte do mesmo, ser inferior ao número de alunos interessados, dinamizou-se uma palestra na biblioteca da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, sobre a vida e obra do artista, contando com a pronta disponibilidade da Dr.ª Ana Paula Correia, representante do Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro, em deslocar-se à nossa escola para o efeito.

A Dr.ª Ana Paula Correia dissertou sobre o tema recorrendo à projeção de imagens representativas da obra do artista e da época em que este viveu, permitindo aos alunos presentes tomarem contacto com a riqueza da sua obra.

Apraz registar a fluidez e riqueza do discurso da palestrante, fruto do seu profundo conhecimento da obra de Bordalo Pinheiro, o que agradou de sobremaneira aos presentes.

Em simultâneo esteve patente uma exposição de trabalhos de alunos, realizados nas aulas de Educação Visual.

Espera-se agora que, graças a este evento, os alunos produzam mais trabalhos inspirados na obra deste artista e que a história se repita, ou seja, que a sua genialidade marque a vida dos alunos conforme marcou a do país de forma indelével.

Vítor Santos

Cartaz de promoção
(design: Rui Martins)

Palestra com a Dr.ª Ana Paula Correia